Porto Alegre é demais! 2

Hoje a capital dos gaúchos comemora 240 anos, mas ao contrário da maioria (se não todas) das capitais do país aqui não é feriado, nem ao menos tem um bolo gigantesco montado, pronto para ser destruído por pessoas que parecem nunca ter comido bolo na vida e se jogam sobre ele na tentativa de encher seus vasilhames e estocar uma quantidade suficiente para um mês, ou no mínimo alimentar uma família enorme.

Para celebrar a data, além do já clássico comercial do supermercado Zaffari, a Rede Bandeirantes RS criou dois vídeos virais, com várias expressões típicas daqui e que fogem dos básicos “bah”e “tchê”. Os vídeos mostram cenas do cotidiano, com diálogos e referências a vários pontos da cidade.

Para os “estrangeiros” digamos assim, elaborei uma explicação de algumas coisas ditas:

– Afu é abreviação de Afudê, significa algo legal, uma maneira diferente de dizer que algo é “tri”

– T1, T2, T3… são linhas de ônibus

– Imbé é uma praia, de brincadeira muitos chamam de Imbéverly Hills porque é uma das poucas decentes do Estado.

– Partiu = Vamos?! (Mas usado como afirmação)

– Goethe é uma avenida onde as pessoas normalmente se reúnem para assistir jogos de futebol, principalmente o clássico Grenal (Grêmio x Internacional) e os jogos da Seleção brasileira. Também é famoso nos dias de muita chuva, já que ela fica alagada e intransitável.

– Celso Roth é um técnico de futebol que já treinou vários times, inclusive os maiores rivais Grêmio e Inter, mais de uma vez cada. Daí algo que não entendo, a pessoa é demitida por não fazer um bom serviço (como se não correr e chutar a bola fosse trabalho do treinador), e depois de alguns meses, ou anos, ele é recontratado como se seu trabalho tivesse melhorado.

– As pessoas com a cuia de chimarrão fazendo barulho: Normalmente não é considerado elegante fazer barulho quando bebe, com um canudo por exemplo, mas no chimarrão se tu não fizer o barulho é pq tu não acabou de tomar, e se tu não acabou é pq não gostou, um desrespeito sem tamanho com quem fez e te ofereceu.

– No final o cara com a mão levantada na faixa de segurança: Ele não tava tentando fazer sinal pro táxi parar, tem uma lei recente na cidade que diz que pedestres, quando em faixa de segurança onde não tem sinaleira (semáforo) devem esticar o braço sinalizando que querem atravessar. Acabou virando piada, porque ninguém para, dizemos que é mais fácil perder o braço do que o motorista parar o carro. Aqui tem o comercial que fizeram pra divulgar.

– As mulheres estavam procurando moedas para por no parquímetro. Para estacionar em qualquer rua (ao menos no centro) em Porto Alegre tem que pagar ou o azulzinho (o guarda de trânsito) te multa. Tem que estacionar, descer do carro, colocar o $ na máquina, pegar o comprovante que é impresso, voltar no carro e deixar no pára-brisa, e ainda assim não é garantia de que o carro está seguro. E o ticket tem validade de alguns minutos ou hora, tu escolhe.

– Arreganho = Brincadeira, pegadinha de mau gosto.

– Volta do Guerino é o nome de uma lotação (micro ônibus), não sei se também é um bairro, não vou praquelas bandas.

– Tumelero é a maior loja de materiais de construção, nos anos 90 passava na TV uma propaganda clássica de uns palhaços anunciando a feira de tintas (liquidação) que a loja fazia e tinha uma musiquinha chiclete.

– O cara com o bonequinho que custava R$200 estava no Brique da Rendenção, que é um dos maiores parques da cidade, e que na verdade se chama Parque Farroupilha, todos os domingos ocorre uma feirinha de artesanato e antiguidades.

– Tangos e Tragédias é o espetáculo teatral/musical mais engraçado e mais visto do estado, todos anos fazem suas temporadas clássicas no Teatro São Pedro, que é tipo o Teatro Municipal que a maioria das cidades tem.

Feito = Obrigado (a)

Se assistiu aos vídeos e leu toda minha explicação, parabéns! Já está mais familiarizado com o gauchês.

4 Respostas para “Porto Alegre é demais! 2

  1. Nina,

    Adorei conhecer um pouco mais de POA!!!!

    Aqui pelas terras capixabas tb temos o nosso capixabês!!!!

    Ah… aproveitando o ensejo…. vc tb está convidadíssima para vir conhecer, como diz o mapinha q coloquei no face, essa terrinha sem importância!!! Mas que eu amo muito!!!!!

    E vc só vai precisar pagar a passagem!!!! Faço questão que vc fique na minha casa!!!! Separo um quarto só p vc!!!!!

    Bjusssss

    • Todos estados tem uma linguagem típica, mas no final todos se entendem né.

      Um dia desses eu vou, ai tu me leva pra comer tapioca. Ai tem pamonha também? Quando fui pra São Paulo não encontrei e voltei pra casa decepcionada.

Compartilhe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s